Departamentos
Departamento da Unijovem
A UniJovem é um grupo formado pela união de adolescentes e jovens adultos, a partir de 12 anos de idade.
Como Funciona
Suas atividades giram em torno de um coral jovem, ativo em todos os cultos, aulas da EBD, evangelismos, visitas as congregações do campo, atendimento a convites de outras igrejas, palestras e trabalhos em geral que visam ganhar almas para o reino de Deus e desenvolver o crescimento espiritual do jovem Cristão.
Atualmente o grupo é composto por aproximadamente 70 Jovens e sua diretoria é formada por 4 coordenadores:
Diretoria atual
1° Coordenador: Presbítero Jorge Santos
2° Coordenador: Presbítero Renato Seabra
3° Coordenadora: Diácono Jonathan Werneck
Regentes: Jeferson Rafael, Yure Leitão e Shara França
Curso para Novos Convertidos (CINC)
Departamento do CINC tem como objetivo instruir os novos convertidos nos ensinamentos bíblicos, devendo ser nutrido, educado e integrado ao reino de Deus. A exemplo do recém-nascido, precisa ser cuidado e acompanhado em seu desenvolvimento e tal cuidado deve ser feito, por primeiro, por aqueles que foram participantes na salvação daquela vida, os chamados “pais na fé”. Vemos a consciência desta responsabilidade no apóstolo Paulo, que se considerava o “pai na fé” de Timóteo
Horário de funcionamento: Quintas-feiras de 19h às 21h
Departamento de Missões
Departamento de Missões, responsável em divulgar os eventos, arrecadar recursos e enviar ao campo missionário, ligados a Assembleia de Deus – km 50 em Seropédica.
Trabalho desenvolvido pela Igreja Matriz, tendo como objetivo de levar o Evangelho de Jesus Cristo, fazendo discípulos e evangelizando em outras cidades do país e ainda em outros países, realizando também serviço de ação social, implementando igrejas dentro do meio urbano e rural.
Como Funciona
O Departamento de missões tem a função incentivar, apoiar e contribuir com os recursos arrecadados, sendo eles humanos e financeiros. Incentivando ainda o treinamento de missionários através de parcerias com agências missionárias.
Departamento da CIBES
Departamento fundado em 1957, a Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas em Seropédica (CIBES), vem trabalhando de forma incansável em oração, aconselhamento e ação social.
O grupo é formado por mulheres que atuam em nossa igreja em concordância com a Palavra de Deus, visando o bem estar e a propagação do evangelho da Paz a todas criaturas.
Como funciona
A CIBES realiza um belo trabalho de ação social, visitas aos lares, evangelização e louvor com um coral de aproximadamente 150 mulheres
Departamento Infantil
Um dos alicerces da igreja, onde formamos nossas crianças ensinamos a genuína Palavra de Deus, contribuindo para a formação, crescimento espiritual, cristãos maduros e fortalecidos espiritualmente.
Como funciona
O departamento é dividido em classes, sendo jardim, primário, e juniores, cada classe com sua idade adequada ao conteúdo e a idade de cada grupo, com linguagem própria para cada faixa etária.
Com participação das crianças na escola dominical, de forma que o ensino seja continuado nos ensinos semanais, com participação nos cultos públicos aos domingos.
Departamento de Escola Dominical
A escola bíblica dominical é a escola do ensino bíblico da igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim, os dois lados da missão de Jesus à igreja, conforme Mateus 28:20 e Marcos 16:15. A Escola Dominical é um ministério pessoal para alcançar crianças, jovens, adultos, a família e a comunidade inteira, tal como fazia a igreja dos dias apostólicos.
A Escola Dominical tem por objetivos: Ganhar almas para Jesus; desenvolver a espiritualidade e caráter cristão dos alunos e treinar o cristão para servir ao Mestre.
Como funciona
Funciona aos domingos de 8h às 10h, ministrando um ensino pedagógico e metódico, por um corpo docente espiritual e idônio, treinado para o ensino bíblico a um corpo discente organizado em classe, por faixa etária.
Possui literaturas específicas as classes que são concluídas e substituídas trimestralmente.
A Escola Dominical devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor na casa do Senhor.
Visite nossa página no FaceBook
Departamento Musical
Órgão responsável pelo louvor da Igreja, constituído diretamente pela Orquestra, Coro, Escola de Música, e indiretamente por todos os grupos, conjuntos e solos que louvam na Igreja.
Como funciona
É dever deste departamento promover o estudo musical e aperfeiçoamento vocal dos irmãos, promover ensaio dos grupos e conjuntos que louvam na Igreja, bem como, incentivar a renovação dos seus repertórios, atentando para a letra dos hinos. Também compete ao Departamento Musical observar a atividade de sonoplastia da Igreja, com o objetivo de equilibrar a intensidade sonora eletroacústica das vozes e instrumentos eletrônicos, a fim de controlar o nível de ruído no ambiente.
Histórico do Departamento Musical
Em fevereiro de 1984, quando o saudoso pastor Aldemir Gonçalves assumiu a presidência desta Igreja, expressou o desejo de fundar o Coro e a Banda de Música desta instituição. Naquela mesma semana, o músico e presbítero João Batista de Almeida – então regente do grupo da CIBES – deu início à aula inaugural da primeira turma de teoria musical, passando logo em seguida a responsabilidade das aulas ao irmão Paulo Cesar Gonçalves, músico recém chegado nesta Igreja.
Naquele mesmo ano, por ocasião do jubileu de ouro (comemoração de cinquenta anos de fundação) desta Igreja, o pastor Aldemir Gonçalves determinou que se formasse o Coro misto para essa festividade. Foi então que em um dos primeiros ensaios do Coro, o pastor decidiu oficializar publicamente a organização do Departamento Musical, designando então o irmão João Batista de Almeida e o irmão Paulo Cesar Gonçalves a presidente e vice-presidente deste departamento respectivamente.
Em agosto deste mesmo ano (1984), por ocasião do aniversário do pastor presidente foi determinado que o primeiro grupo musical (a bandinha), resultado prático daquela primeira turma de teoria musical, estreasse na Igreja participando do culto de aniversário do pastor Aldemir Gonçalves, executando o hino de número 185 da Harpa Cristã. Esse grupo musical iniciou-se com dez músicos e se tornou pela graça de Deus no que hoje se conhece por “Orquestra Sinfônica Opus”.
Logo após a festividade do jubileu de ouro, o Coro ficou extinto por um tempo, sendo que em certos eventos de notoriedade era reativado: dezembro de 1990, Abertura do musical “O Rei dos Reis”; 1994, inauguração do novo templo; poucos anos depois desses eventos foi ensaiado o musical de páscoa “Pela Manhã Vem a Alegria”. Finalmente, em 1999 foi fundado o Coro El Shaddai sob a coordenação administrativa do evangelista Samuel Fontes e direção musical dos irmãos pastor Paulo Cesar Gonçalves e Ricardo Cezar Ferreira. Desde sua fundação até a data deste registro (2017), faz parte do currículo do Coro várias festividades de aniversário, 17 (dezessete) musicais de natal, 4 (quatro) musicais de páscoa e 2 (dois) musicais de louvor.
Diretoria Atual
Diretor Musical – Pastor Paulo Cesar Gonçalves
Vice-diretor – Diácono Renato Batista Seabra
2º vice-diretor – Trabalhador Raphael Leandro Xavier
Tesoureiro – Marcelo Henrique do Santos
Arquivistas – Yuri Leitão – Larissa Matos – Mateus Baldes
Orquestra Opus
Órgão do Departamento Musical cuja atividade principal é acompanhar o louvor congregacional da Igreja e estimular os irmãos a entoar de forma vibrante os hinos da Harpa Cristã. Outras atividades subsequentes são realizadas dentro da disponibilidade da Orquestra:
1 – Executar repertório exclusivamente instrumental, inserindo grades de diferentes níveis de dificuldades para incentivar o crescimento musical e aperfeiçoamento técnico instrumental do músico.
2 – Acompanhar o Coro – órgão direto deste departamento – em musicais, cantatas de páscoa e de natal, acompanhar os hinos avulsos deste grupo, a fim de mantê-lo em atividade.
3 – Acompanhar os grupos oficiais da Igreja de acordo com a disponibilidade de ensaios da orquestra e disponibilidade e competência de arranjadores para a produção de seus repertórios.
Como funciona
A Orquestra ensaia aos domingos de 15:00h às 17:00h e participa dos cultos públicos dominicais conforme o número mínimo e equilibrado dos músicos e seus respectivos naipes. Devido à demanda de músicas da Orquestra, ao seu nível de dificuldade e ao limitado tempo de ensaio, cada nova música pode levar de um a dois meses de preparação. Também é contraprodutivo utilizar todo o tempo de ensaio na preparação de uma música somente, pois esse tipo de prática causa fadiga mental. É importante observar que a manutenção da Orquestra é altamente dispendiosa e técnica, sendo assim justificável o alto custo com instrumental, material de arquivo musical (papel, tinta de impressora para partes e partitura, etc.) e investimento em aulas de música (vocal e instrumental).
Também é digno de nota que a prosperidade deste departamento depende em grande parte da disponibilidade e doação dos seus componentes. Esse organismo musical depende da dedicação musical de seus futuros componentes ainda em sua fase pré-adolescência, depende da dedicação dos atuais músicos fora dos horários e ambientes de culto, e depende de outras habilidades musicais extra-instrumentais (habilidade didática, solista, orquestração, regência, vocal, etc.) de alguns músicos que Deus provê para o desenvolvimento da Orquestra e edificação do reino.
Escola de Música
Órgão do Departamento Musical que tem o objetivo de servir a Igreja na formação musical, principalmente das crianças, juniores e adolescentes, investindo no nível cultural dos futuros membros e obreiros da Igreja. Este órgão também visa preparar novos músicos para a Orquestra e aperfeiçoar seus componentes. Outrossim, a Escola de Música oferece um deslumbre aos jovens da Igreja, uma possível carreira profissional militar ou civil, assim contribuindo também na inclusão social.
Como funciona
A Escola de Música é sustentada em parte pelos dizimistas da Orquestra e em parte pelas mensalidades dos alunos classificados como pagantes (que não fazem parte de nenhum projeto de aula gratuita).
Os projetos de aulas gratuitas têm como objetivo disponibilizar as vagas da Orquestra para alunos da Igreja que preencham os pré-requisitos como: ser pré-adolescente ou adolescente; estar cursando no mínimo o quarto ano do ensino fundamental; ser desta Igreja. As aulas são ministradas por músicos da Orquestra e músicos de fora contratados. Nem todos os músicos da Igreja têm habilidade para lecionar, por isso há a necessidade da contratação de professores de fora.
Aos projetos de aula gratuita, a Igreja além de patrocinar o custo da mensalidade, disponibiliza o instrumental para que o aluno possa praticá-lo em casa. Entretanto, alguns instrumentos (conjunto de tímpanos, glockenspiel, xilofone, percussão completa, bateria) não podem ser ausentados do templo devido ao seu tamanho ou a sua atividade na Orquestra e nos cultos. Por isso, há a necessidade de que tanto algumas aulas como prática diária sejam no templo.
Coral El-Shadai
Grupo de louvor e adoração da Igreja coordenado pelo Departamento Musical para abrilhantar não somente os cultos, mas também as festividades da Igreja como: natal, páscoa, festividade do templo, etc.
Como funciona
O ensaio é composto por aula e ensaio propriamente dito. Um professor de canto que ministra técnicas vocais e ensaio do repertório uma vez por semana. Cada componente recebe cópia das letras dos hinos e o kit de ensaio conforme a sua voz. O sistema de kit de ensaio são gravações isoladas das vozes (soprano, contralto, tenor e baixo) em áudio, que permite ao corista aprender a altura da sua voz em casa, no trabalho, no automóvel, etc., o que contribui de forma contumaz na otimização dos ensaios
Secretaria Administrativa
A Secretaria administrativa da igreja é responsável pelo controle e cadastro de membros, emissão de cartas como de recomendação e de mudança, agendamento de eventos, confecção de certificados de apresentação de crianças, relatórios parciais das reuniões de ministério e obreiros, atas, entre outras funções administrativas e de atendimento aos membros.
Horário de funcionamento: domingos, terças-feiras e quintas-feiras de 19h às 21h